PUBLICIDADE

Saresp mostra baixo desempenho da rede estadual no ensino médio

Resultado de avaliação foi divulgado de forma discreta pela Secretaria Estadual de Educação

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Divulgado hoje discretamente pela Secretaria Estadual da Educação, o resultado do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2010 mostra que um quadro ruim da educação paulista. Na rede estadual, 57,7% dos alunos do 3º ano do ensino médio com desempenho insuficiente em matemática. Em português, o porcentual caiu para 37,9%.

PUBLICIDADE

O Saresp avalia a educação básica no Estado desde 1996, nas redes pública e particular. O de 2010 foi aplicado em novembro a perto de 2,5 milhões de estudantes. Analisou o desempenho de alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do médio em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

No ensino médio, a rede estadual é a de pior performance em português e matemática. A seguir vêm as escolas mantidas por prefeituras, que tiveram 45,5% dos alunos com desempenho insuficiente em matemática e 32,9% no caso de português.

Os porcentuais de aproveitamento só melhoram nas escolas particulares e do Centro Paula Souza. Nas primeiras, 82,2% dos alunos estão nos níveis básico, adequado ou avançado em matemática e 88,1% têm esse desempenho em poruguês. Nas escolas técnicas, os porcentuais são de, respectivamente, 80,8% e 90,9%.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.