Resultados de reunião entre ministros do Basic serão apresentados nesta seguna-feira

Os ministros do Meio Ambiente de Brasil, Índia, China e África do Sul discutiram mudanças climáticas

Agência Brasil

26 Julho 2010 | 10h39

Nesta segunda-feira estão sendo apresentados os resultados da 4ª Reunião de Ministros do Meio Ambiente dos Países do Basic (grupo formado pelo Brasil e pela África do Sul, Índia e China). Além de Izabella Teixeira e Antônio Patriota, participam do encontro os ministros Buyelwa Sonjica, da África do Sul, Jairam Ranesh, da Índia, e Zhen Hua, da China.

 

As mudanças climáticas entre os países em desenvolvimento são o tema principal do encontro, realizado no Solar da Imperatriz, no Jardim Botânico. A programação teve início na última sexta-feira com um encontro de especialistas para discutir formas de conter o aquecimento global.

 

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a reunião do Rio é um desdobramento do Basic realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, no início do ano.

Por sugestão da Índia, o principal tema da Basic é a equidade e a divisão do espaço de carbono. No encontro, estão sendo discutidos critérios para estabelecer quanto cada país poderá emitir de gases de efeito estufa. O Brasil reconhece que 2°C é o máximo que pode haver de aumento da temperatura média do planeta em relação ao período pré-industrial.

 

De acordo com o ministro interino das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, o evento representa uma possibilidade "oxigenar as deliberações para a questão da equidade e será útil para futuras deliberações".

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.