Projeto obriga casas de SP a ter telhado branco

Texto passou em primeira votação na Câmara Municipal; objetivo é reduzir o calor na capital

PUBLICIDADE

Por Bruno Ribeiro
Atualização:

Projeto de lei já aprovado em primeira votação na Câmara Municipal propõe que as novas casas construídas na capital sejam obrigadas a ter o telhado pintado de branco. A medida teria caráter ambiental: o branco absorve menos sol e ajuda a combater as ilhas de calor da cidade. Agora, o texto precisa ser aprovado em segunda votação antes de ser enviado à sanção do prefeito Gilberto Kassab (DEM).

PUBLICIDADE

A aprovação ocorreu na quarta-feira passada,em votação simbólica. Para o vereador Antônio Goulart (PMDB),autor do projeto, se toda a cidade adotasse os telhados da cor branca, a temperatura da capital poderia ser até 2˚C mais baixa. Ele diz que a votação definitiva do projeto deve ocorrer na próxima semana.

 

O projeto acrescenta um artigo à Lei 11.228, de 1992, que determinaas regras para a construçãode imóveis na cidade.

 

A ideia é defendida há cerca de três anos pela Organização Não-Governamental Green Building Council Brasil, que deu subsídios aos dados divulgados pelo parlamentar.O argumento é que os telhados escuros retêm mais luz do Sol e, assim, ficam mais quentes. Como 25% do terreno das cidades corresponde aos telhados, ainda de acordo com a ONG, esse material combateria a formação de ilhas de calor.

 

Físicos concordam com a iniciativa, masdizemqueoutrosfatores devem ser analisados. Segundo o professor Claudio Furukawa, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP),"o branco reflete todas as cores"."Pode chegar a 5˚C, 6˚C a diferença de temperatura entre um carro preto (cor que absorve todas as cores) e um carro branco", exemplifica. Segundo ele, outro elemento que tem de ser levado em conta é o material do qual a casa é feita.

 

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.