Pequenas, porém sustentáveis

Responsabilidade socioambiental não é só para as grandes empresas

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Por Redação
Atualização:

Todo mundo só fala dela. Parece que, de uns tempos para cá, não há publicidade de banco, multinacional ou estatal que não mencione – para não dizer destaque – a relevância de suas ações de responsabilidade socioambiental.

 

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Dentre estas ações,estão a preservação do meio ambiente, o respeito aos funcionários e clientes, a opção por fornecedores idôneos e o cuidado com a comunidade do entorno.

 

Mas será que esse assunto se restringe somente às grandes companhias? A resposta é não. “A essência da sustentabilidade nas empresas é a mesma, independentemente de seu porte”, avalia Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

 

Para Itacarambi, a essência pode ser resumida em um conceito simples. “Uma empresa socialmente responsável é aquela que combina seu interesse ao interesse público, que pensa nos impactos que o negócio gera em toda a sua cadeia produtiva.”

 

Hélio Mattar é presidente do Instituto Akatu,que tem por objetivo mobilizar a população para aderir ao consumo consciente. Para ele, a responsabilidade social está nas relações que os empresários estabelecem com clientes, fornecedores, meio ambiente, funcionários e comunidade.

 

“Quanto melhor for a relação, mais responsável é a empresa e melhores serão os resultados.” Este é o propósito de Paola Tucunduva, proprietária da lavanderia Rotovic e presidente da Associação Nacional das Lavanderias (Anel). Como sua lavanderia é industrial – lava uniformes de operários de fábricas – utiliza muita água e deixa resíduos pesados.

 

Além de se sentir corresponsável pelos danos ao meio ambiente, Paola viu que seus clientes (empresas) também exigiam (prestadora de serviço) práticas sustentáveis em seus processos.

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Assim, buscou a certificação ISO 14001, que estabelece diretrizes para a gestão ambiental de empresas. “Vi que a certificação trouxe resultados inesperados, como a redução dos gastos com água e energia elétrica.”

 

Paola foi além: à frente da Anel, desenvolveu uma certificação específica para a gestão ambiental de lavanderias. “Quero dar continuidade ao que fiz aqui, É uma relação de ganha-ganha.” Ela, assim como os demais envolvidos na questão socioambiental, defendem que um consumidor consciente exija produtos, serviços e empresas cada vez mais responsáveis.

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