PUBLICIDADE

Obama muda de planos e reforça participação na COP15

Animado com chances de acordo 'significativo', americano adia ida a Copenhague para participar da fase decisiva da conferência

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O presidente americano Barack Obama mudou abruptamente de planos nesta sexta-feira e alterou o calendário de sua participação na Conferência do Clima (COP15) em Copenhague. Obama iria à capital dinamarquesa no dia 9, mas adiou a visita para o dia 18, quando a COP15 estará no seu estágio decisivo.

 

PUBLICIDADE

Índia reduzirá suas emissões de carbono em até 25%

A Casa Branca revelou que a mudança de planos ocorreu em virtude dos anúncios recentes de China e Índia, que anunciaram metas de redução das emissões de carbono. No entender do governo americano, isso abre caminho para um acordo político mais abrangente em Copenhague. O governo americano também atribuiu a alteração a contatos de Obama com outros chefes de Estado.“Depois de meses de atividade diplomática, há progresso no sentido de um acordo significativo em Copenhague, no qual todos os países se comprometam a agir contra a ameaça global da mudança climática”, disse a Casa Branca num texto oficial.  “Baseado em conversas com outros líderes e no progresso já feito para dar impulso às negociações, o presidente acredita que a liderança dos Estados Unidos pode ser mais efetiva se sua participação ocorrer no fim da conferência de Copenhague.”

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.