PUBLICIDADE

Obama e Wen realizam conversa 'construtiva' sobre clima

Divergência entre EUA e China é vista como um dos principais entraves na busca pelo acordo climático

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O presidente norte-americano, Barack Obama, e o premiê chinês, Wen Jiabao, se encontraram nesta sexta-feira, 18, por quase uma hora em reunião separada durante a conferência da ONU sobre mudanças climáticas na sexta-feira, numa reunião que a Casa Branca considerou ser um "passo adiante".

 

Veja também:

Cúpula sobre clima tem última tentativa antes de naufrágio

PUBLICIDADE

 "Eles tiveram uma discussão construtiva que tocou em...todos os assuntos chaves", o porta-voz disse à imprensa. "Eles agora direcionaram seus negociadores para construir uma base bilateral incluindo também os outros países para ver se um acordo pode ser alcançado".

 

Pouco antes, os dois realizaram seus discursos perante líderes mundiais, durante a conferência sobre o clima patrocinada pela ONU. Um funcionário da Casa Branca afirmou que a conversa entre os dois líderes foi construtiva e que Obama e Wen pediram a seus respectivos negociadores que falassem entre si e com os outros países, para ainda buscar um acordo.

 A China e os Estados Unidos são os maiores emissores de gases de efeito estufa no mundo e podem ser a chave para um resultado bem-sucedido nas conversações de Copenhague para um acordo internacional para o combate ao aquecimento global.

 

(Com agência Dow Jones)

Publicidade

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.