1. Usuário
assine

Nasa descobre 715 planetas fora do sistema solar; 4 podem ser habitáveis

EFE

26 Fevereiro 2014 | 16h 59

De acordo com cientista, a presença de vários planetas em torno de uma estrela, como ocorre com nosso sistema solar, é bastante comum

O observatório espacial Kepler conseguiu identificar ao menos 715 planetas, quatro deles com condições que poderiam torná-los habitáveis, localizados fora do sistema solar, anunciou hoje a agência espacial NASA.

Lançado em março de 2009, o observatório Kepler é a primeira missão da Nasa cujo propósito é identificar exoplanetas (planetas fora do sistema solar). Segundo Douglas Hudgins, da Divisão de Astrofísica da agência espacial, "o telescópio mudou totalmente a pesquisa".

"Há apenas 20 anos só conhecíamos umas dezenas de possíveis candidatos a exoplanetas e agora temos cerca de 1 milhão, a maioria descoberta nos últimos cinco anos", afirmou Hudgings em uma teleconferência.

Planetas pequenos. Jason Rowe, cientista do instituto Seti, en Mountain View, na Califórnia, disse que "a presença de vários planetas em torno de uma estrela, como ocorre com nosso sistema solar, é bastante comum".

"Eles são, em sua maioria, planetas pequenos, comparados com a escala dos planetas do sistema solar e, de fato, todos se encontram em sistemas multiplanetários e 95% são menores que Netuno", acrescentou Rowe. "Encontramos poucos planetas do tamanho de Júpiter."

"Os novos sistemas descobertos têm planetas com órbitas planas e circulares, como os planetas interiores de nosso sistema solar", disse o pesquisador.

Sara Seager, professora de ciência e física planetária no Instituto Tecnológico de Massachusetts, assinalou que o novo sistema de identificação "permite comparar os candidatos em grupos e isso nos leva a analisá-los muito mais rápido".

Você já leu 5 textos neste mês