PUBLICIDADE

México não prevê antecipar próxima cúpula do clima

Reunião está prevista para dezembro de 2010; país não quer acordo às pressas

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O México e as Nações Unidas não preveem antecipar a próxima reunião da cúpula sobre mudança climática (COP16), como pediu na terça-feira o ex-vice-presidente americano Al Gore, em Copenhague.

 

PUBLICIDADE

Organizador da próxima reunião, prevista para dezembro de 2010, México não quer um acordo "sobre os joelhos" nem às pressas, disse Fernando Morales, porta-voz do ministro do Meio Ambiente mexicano, Juan Elvira Quesada.

 

Segundo Morales, o México quer um acordo com avanços concretos e reduções drásticas de gases pelos países mais poluentes, "que não se vai conseguir em três ou seis meses". 

 

John Hay, porta-voz da ONU, disse que, até a cúpula do México, acontecerão várias reuniões e outro encontro em Bonn em junho de 2010, no qual se prevê dar um marco legal ao que for definido em Copenhague, por isso é desnecessário convocar outra reunião em julho.

 

Gore, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2007 por sua defesa do meio ambiente, pediu na terça-feira, em entrevista coletiva, que a cúpula no México fosse antecipada em seis meses para poder concluir o acordo que está sendo negociado em Copenhague.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.