PUBLICIDADE

Junho foi o mês mais quente desde o final do século 19

Recordes de calor no mês se registraram na Nova Zelândia, no norte da América do Sul, Groenlândia, África Central e sul da Ásia

Por Agências internacionais
Atualização:

A Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa) informou nesta segunda-feira, 21, que o mês de junho de 2014 foi o mais quente do planeta desde 1880. A temperatura média terrestre e dos oceanos chegou a 16,22ºC, o que corresponde a um aumento de 0,72ºC em relação à média do século 20 para este mês.

PUBLICIDADE

"Vivemos em uma era de sistema climático em crescimento vertiginoso", disse Dereck Arndt, diretor de controle do clima da Noaa. De acordo com Arndt, os registros de junho se deveram a temperaturas quentes dos oceanos, especialmente o Pacífico e o Índico. 

Os recordes de calor no mês passado se registraram em todos os continentes com exceção da Antártida e especialmente na Nova Zelândia, no norte da América do Sul, Groenlândia, África Central e sul da Ásia. 

Todos os 12 recordes de maior calor aconteceram depois de 1997, mais da metade na última década. Por outro lado, os recordes mensais de frio datam de antes de 1917. 

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.