1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Fortes tempestades com granizo prejudicam voos e eleições no centro dos EUA

KATIE KNA - Reuters

04 Junho 2014 | 09h 37

Fortes tempestades caíram no centro dos Estados Unidos na terça-feira, produzindo granizo do tamanho de bolas de beisebol e relatos - ainda não confirmados - de formações de tornados, forçando que eleições primárias fossem suspensas no Estado de Iowa e paralisando voos em um aeroporto de Nebraska.

Cerca de dez pessoas sofreram ferimentos leves após serem atingidas por granizo enquanto buscavam abrigo em um supermercado Walmart em Blair, Estado de Nebraska, ao norte da capital Omaha, afirmou o chefe dos bombeiros, Kent Nicholson.

“Parecia que alguém estava perfurando nosso prédio com um martelo. Foi ensurdecedor”, disse Nicholson, que estava trabalhando durante a tempestade.

Trinta e três voos foram cancelados na terça-feira devido a inundações-relâmpago, forte vento e queda de granizo, disse ele.

"Caçadores" de tempestades relataram pelo menos oito formações de tornados no Nebraska, uma em Iowa e outra em Wyoming, segundo o Serviço Nacional de Clima (NWS, na sigla em inglês). Essas formações ainda não foram confirmadas.

Pedras de granizo, que variaram do tamanho de bolas de golfe e até bolas de tênis, também caíram em partes do Estado de Wyoming, no norte de Nebraska e no sudoeste de Dakota do Sul e Iowa, segundo o NWS.

Votações na eleições primárias de Iowa foram suspensas no fim da tarde de terça-feira nos condados de Pottawattamie e Montgomery, à medida que mesários e eleitores buscavam abrigo.

Ventos de até 145 quilômetros por hora arrancaram telhados de dois motéis em Missouri Valley, Iowa.

(Reportagem adicional de Brendan O'Brien em Milwaukee, Mary Wisniewski em Chicago e Kay Henderson em Des Moines)