Filhote de flamingo com aversão a cor rosa intriga especialistas

Pássaro aos cuidados do Zoológico de Londres aparenta ter aversão à tonalidade, dizem funcionários

BBC Brasil, BBC

18 Junho 2009 | 12h15

Um filhote de flamingo que está aos cuidados de especialistas no zoológico de Londres está deixando a equipe perplexa porque, aparentemente, tem aversão à cor rosa.

Os especialistas estão criando dois flamingos, batizados de Little (pequeno) e Large (grande), por causa da diferença em seus tamanhos: um pesa 420 g, o outro, 620.

O menor não parece muito interessado em comida, informou a assessoria de imprensa do London Zoo.

Para tentar solucionar o problema, a equipe resolveu oferecer a Little um bonequinho feito de tecido cor de rosa. A idéia era encorajar o bebê pássaro a comer alimentos sólidos.

Mas Little reagiu mal quando foi apresentado ao boneco. Os dois bebês, que mais parecem bolas de algodão branco, estão aos cuidados de Alison Brown.

Ela e a equipe esperam que Little se acostume com a cor antes de crescer e adquirir ele próprio a tonalidade, conhecida em inglês como "flamingo pink", ou "rosa flamingo". "Caso contrário, ele vai levar um susto", disse Brown.

Ninguém sabe explicar ao certo o comportamento de Little. Não há um consenso, mas alguns especialistas acreditam que pássaros não veem cores da mesma forma como humanos.

Flamingos são vistos com frequência se equilibrando em uma perna. Para os especialistas, talvez isso seja uma maneira de manterem a outra perna, escondida entre as penas, aquecida.

 

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.