Nasa
Nasa

El Niño pode surgir dentro de semanas, dizem EUA

Alerta para fenômeno climático vem do Centro de Previsão Climática nos Estados Unidos

REUTERS

05 Junho 2009 | 11h52

O padrão climático El Niño, que provoca estiagem e enchentes, poderá se desenvolver dentro de semanas, informou o Centro de Previsão Climática nos Estados Unidos.

O El Niño é provocado por um aquecimento incomum na região leste do oceano Pacífico e a entidade informou que as condições estariam favoráveis para um desenvolvimento das condições do El Niño durante o período de junho a agosto de 2009.

A previsão é a mais recente sobre as chances de o El Niño se desenvolver, após meses de aumento de temperatura no Pacífico.

O Escritório de Meteorologia da Austrália disse na quarta-feira que, se as tendências recentes do clima no Pacífico se mantiverem, há uma chance acima de 50 por cento de uma ocorrência do El Niño até julho.

O El Niño ocorre quando a região leste do Pacífico se aquece, com o ar úmido e mais quente se movendo para leste, deixando o tempo mais seco no oeste do Pacífico e na Austrália, provocando o risco de uma quebra das safras.

O El Niño mais devastador ocorreu em 1997/98, quando causou estiagem na Austrália e Indonésia e enchentes no Peru e Equador. O El Niño pode também levar tempo úmido para partes dos Estados Unidos e pode afetar as monções na Índia.

(Reportagem de David Fogarty)

Mais conteúdo sobre:
AMBIENTE EL NINO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.