Disque-Árvore faz sucesso no interior de SP

Moradores podem pedir plantio em suas ruas; prefeitura estima que 300 árvores foram plantadas desde fevereiro

Chico Siqueira, Especial para o Estado

02 Abril 2010 | 16h47

A prefeitura de Fernandópolis, que fica a 555 quilômetros de São Paulo e tem 42 mil habitantes, encontrou uma maneira original de aumentar a cobertura vegetal e incentivar a população a plantar árvores. Trata-se do Disque-Árvore, um serviço que permite ao morador pedir por telefone o plantio de uma árvore em sua casa.

Desde que foi lançado, no início de fevereiro, o serviço ganhou a adesão dos moradores e possibilitou o plantio de 300 árvores. Para colocar o serviço em prática, a prefeitura comprou uma perua Kombi para transportar os técnicos de meio ambiente e aumentou o viveiro municipal.

Após telefonar para o serviço, o morador recebe a visita de técnicos, que avaliam qual tipo de árvore é ideal para o local.

Se o plantio for feito na calçada, os funcionários recortam a área, plantam a muda, consertam o local e colocam cercas de madeira em volta para proteger a planta. Para receber a árvore, o morador é obrigado a assinar um termo de responsabilidade e recebe explicações sobre como cuidar da planta.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente de Fernandópolis, Ângelo Veiga, 12 espécies de árvores de pequeno, médio e grande porte são doadas. As espécies com mais saída são ipê-mirim, árvore da China, espirradeira e acácia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.