PUBLICIDADE

De Boer afirma que próximas 24 horas serão cruciais

Secretário da COP-15 diz que êxito é possível, mas dependerá da produtividade dos próximos dias

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O secretário-executivo da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15), Yvo de Boer, advertiu hoje que as próximas 24 horas serão "cruciais" para o êxito da reunião, que busca um acordo para combater o aquecimento do planeta.

 

PUBLICIDADE

"Ainda acredito que é possível alcançar um autêntico êxito, mas, nesse contexto, as próximas 24 horas serão cruciais e devem ser utilizadas de forma produtiva", declarou, em entrevista coletiva. 

 

A cúpula atravessa momentos difíceis devido à desconfiança dos países em desenvolvimento e emergentes sobre as intenções dos desenvolvidos. Estes países acusam as nações ricas de quererem acabar com o Protocolo de Kyoto, o único tratado existente sobre cortes de emissões, e de não escutar suas reivindicações.

 

"Hoje escutamos muitas declarações apaixonadas de líderes para alcançar um resultado ambicioso em Copenhague", disse De Boer, e explicou que muitos países pediram mais tempo para poder fazerprogressos.

 

O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, manteve consultas com diferentes grupos regionais para tentar fazer o processo avançar, que também tropeçou em diferenças sobre números de cortes de emissões de gases estufa e sobre o financiamento de medidas para frear ou fazer frente à mudança climática.

 

Há 192 países participando da cúpula e milhares de pessoas. "Não se pode ter um resultado efetivo em 24 horas", declarou De Boer.

 

Rasmussen, que substituiu hoje na Presidência da cúpula a também dinamarquesa Connie Hedegaard, que renunciou, tenta criar um processo eficaz e transparente, para o qual necessita o consenso de todos os grupos, segundo De Boer. 

Publicidade

 

O principal responsável da organização da cúpula também explicou que uma nova minuta preparada hoje pelos dinamarqueses não tenta substituir os dois textos estudados pelas delegações nos últimos dez dias, mas tem o objetivo de facilitar a situação.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.