Chris Fallows/Bite-Back
Chris Fallows/Bite-Back

Calendário reúne imagens dos melhores fotógrafos do fundo do mar

Cenas de tubarões, peixes-bois e outros animais chamam atenção para riscos do ecossistema

BBC Brasil, BBC

22 Dezembro 2010 | 11h33

O calendário de 2011 da organização britânica de conservação marinha Bite-Back apresenta imagens de 12 dos mais premiados fotógrafos de vida submersa no mundo.

Cada profissional ilustrou um mês do ano, com comentários sobre a importância da preservação de animais marinhos como os tubarões, um dos principais temas do projeto.

Segundo a organização, mais de 70 milhões de tubarões são mortos todos os anos, e 12 espécies desaparecerão completamente até 2017.

A Bite-Back tenta alertar empresas e supermercados ingleses para o perigo da pesca excessiva de determinadas espécies típicas da região. Dados da organização dizem que o mundo pode ficar sem peixes já no ano de 2048.

O diretor da campanha do calendário, Graham Buckingham, afirma que não podemos contar com o fato de que os oceanos nos alimentarão indefinidamente sem o receio de perder algumas espécies para sempre.

Buckingham destaca que o trabalho da organização já fez com que supermercados ingleses mudassem os peixes que vendem e encorajou restaurantes orientais a suspender a venda de sopa de barbatanas, uma das principais causas da morte de tubarões.

O calendário 2011 da Bite-Back custa R$ 21 e pode ser comprado pela internet no site da organização.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.