Zoológico de Bristol/Reprodução/Reuters
Zoológico de Bristol/Reprodução/Reuters

Bebê gorila nasce no Reino Unido depois de uma rara cesárea

Ginecologista foi chamado às pressas depois que mãe apresentou problemas; 'uma das maiores conquistas da minha vida', diz

O Estado de S.Paulo

23 Fevereiro 2016 | 15h37

LONDRES - Um bebê gorila nasceu após um raro parto cesariano realizado por um ginecologista em um zoológico britânico, informou nesta terça-feira, 23, a administração do local.  

Especialistas em gravidez foram chamados ao Zoológico de Bristol, no oeste da Inglaterra, depois que Kera, a mãe, mostrou sinais de que corria risco de vida.

Ginecologista de um hospital próximo, o professor David Cahill foi chamado para realizar o procedimento. Ele já havia realizado vários partos por cesariana, mas nunca de um gorila, algo incomum no mundo.

"Depois dos meus próprios filhos, este seja provavelmente uma das maiores conquistas da minha vida, algo que eu certamente nunca vou esquecer", disse Cahill. "Eu voltei para visitar Kera e o bebê gorila, foi maravilhoso ver que os dois estão bem."

O bebê gorila nasceu há 11 dias, com pouco mais de um quilo. Inicialmente, ele precisava da ajuda de veterinários para respirar de forma independente, mas agora está bem depois do trabalho dos cuidadores, informou o zoológico.

"O nascimento de qualquer gorila é uma coisa rara e excitante, mas o nascimento de um bebê gorila por cesárea é ainda mais incomum", afirmou o cuidador sênior John Partridge. "Não foi uma decisão que tomamos facilmente - Kera ficou muito mal e nós precisamos agir rápido a fim de dar o melhor tratamento possível para a mãe e o bebê e para evitar a possibilidade de perder o filhote." /REUTERS

Mais conteúdo sobre:
Zoológico Inglaterra

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.