
Agência Estado
04 Dezembro 2012 | 12h17
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, conclamou os governos de todos os países do mundo a acelerarem as lentas negociações em torno de uma resposta conjunta ao aquecimento global.
Ban qualificou as mudanças climáticas como "um desafio existencial a toda a raça humana" ao abrir os debates de alto escalão, que tem a participação de ministros e autoridades dos países membros, da conferência climática anual promovida pela ONU.
Este ano, o evento é realizado em Doha, Catar, e deve se estender até a sexta-feira. Em debate estão cortes futuros nas emissões de poluentes e a ajuda a países pobres afetados pelas mudanças no clima global verificadas nas últimas décadas.
Ao lembrar de tragédias como a supertempestade Sandy e outras catástrofes da natureza, Ban salientou aos representantes de quase 200 países que "o anormal está se transformando na norma" em um mundo em aquecimento.
"Essa crise representa uma ameaça a todos nós, a nossas economias, a nossa segurança e ao bem-estar de nossos filhos", enfatizou o secretário-geral da ONU. As informações são da Associated Press.
Encontrou algum erro? Entre em contato