Baleia fica presa em rede de pescadores da África do Sul

A jubarte teve ajuda de uma equipe de especialistas para ser libertada, na costa da Cidade do Cabo.

BBC Brasil, BBC

24 Junho 2011 | 14h51

Uma baleia de dezenas de toneladas ficou presa na rede de pescadores sul-africanos na última terça-feira, na Cidade do Cabo.

A baleia-jubarte se debateu por horas até ser libertada por uma equipe de especialistas, chamada às pressas ao local. Ela ficou enrolada nas cordas, nas redes e nas boias de flutuação usada pelos pescadores.

Mike Meyer, um membro da equipe, contou que a baleia de cerca de 11 metros tinha praticamente o tamanho do barco dos pescadores.

Segundo Meyer, o animal, que estava ferido, parecia estar cansado quando a equipe chegou ao local, a pouco mais de 3 km da costa. "Durante a operação, duas baleias adultas apareceram e pareciam estar dando incentivo à jubarte, enquanto nossos membros tentavam cortar a corda e as redes", disse Meyer. Após horas de operação, a equipe finalmente conseguiu libertar a baleia, que saiu nadando junto com as outras que esperavam por ela. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.