Você sabe o que é ser sustentável?

Tania Valeria Gomes

11 Março 2012 | 13h16

Ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem.

Uma boa forma de entender a palavra “sustentabilidade” é nos valer do conceito de triple bottom line, difundido por John Elkington (especialista em responsabilidade corporativa). Ou seja, para um projeto ser considerado sustentável ele deve ser:

– ecologicamente correto;
– economicamente viável e
– socialmente justo.

E também podemos incluir aí o culturalmente aceito, afinal, cada país ou região do planeta tem as próprias particularidades que precisam ser levadas em conta quando se pensa em planos de desenvolvimento sustentável.

Como o aspecto econômico se sobrepôs a qualquer outro no passado, é mais que urgente a necessidade de mudarmos nosso estilo de vida para garantirmos a continuidade dos recursos do qual tanto dependemos e depende a boa qualidade de vida de qualquer ser, seja hoje ou amanhã.

Por exemplo, você já parou para pensar o quanto o seu modelo de consumo pode ser predatório? Comprando sem necessidade e descartando sem aproveitar tudo o que o produto (e aqui entra também a discussão sobre o desperdício de comida) tem a oferecer?

Devemos sempre lembrar que o ser humano é parte do “meio ambiente” e não dono dele, por isso o respeito a todos os seres é crucial para sermos sustentáveis.

Mais conteúdo sobre:

sustentabilidade