Plantio de Ficus requer avaliação de local e clima

Curta Flores de Lulu no FacebookSiga o @FloresdeLulu no TwitterMande críticas e sugestões para floresdelulu@gmail.com

PUBLICIDADE

Por Lucia Damico
Atualização:

Usado na decoração de ambientes internos e também por paisagistas, o Ficus é uma árvore muito popular que pode chegar, em condições naturais, a 30 metros de altura. Os nomes mais conhecidos são: Fico, Fico-chorão, Figueira e Figueira-benjamim, mas existem muitas espécias, com características próprias.

PUBLICIDADE

Infelizmente, vem sendo plantado em locais impróprios. Se colocado em calçadas, ruas e próximo a muros e construções, seu desenvolvimento rápido provoca danos às estruturas e tubulações subterrâneas. O plantio é, inclusive, proibido em algumas cidades.

Por isso, é importante verificar o plano de arborização do município e deve-se dar toda atenção à poda. Sua seiva leitosa é tóxica e pode provocar irritações e alergias na pele.

Vale lembrar que o arbusto plantando em ambientes fechados não se adapta a mudanças frequentes de local, principalmente por causa das correntes de ar frio e do encharcamento. As folhas podem amarelar e cair.

Veja algumas espécies de Ficus:

Publicidade

Ficus benjamina - Da Família Moraceae, é nativa de Índia, Filipinas, Austrália e Nova Guiné. Com crescimento rápido, chega rapidamente a 20 metros de altura. Sua copa e densa e a folhagem verde brilhante tem o formato oval, tolerante a podas. De clima tropical, deve ser cultivada em solo rico de matérias orgânicas e drenagem, além de resistir ao sol pleno.

Ficus variegata - Tem a mesma formação do benjamina, mas possui folhas verdes e brancas, e o cultivo pode ser feito a sol pleno.

Ficus lyrata - Figueira-lira, fícus-lira, da família Moraceae, nativa da África, atinge de 10 a 12 metros de altura, com crescimento rápido. Na juventude, tem copa densa e piramidal, na maturidade, assume forma arredondada e densa. O arbusto é apreciado por sua robustez, que cria muita sombra.

Ficus leprieurii ou triangularis - Árvore nativa da África Tropical, atinge de 5 a 8 metros de altura, tem copa densa e folhas triangulares verdes, também na versão variegata, com folhagem nas cores verdes e creme. Pode ser cultivada a sol pleno.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.