PUBLICIDADE

Escolha o vaso ideal para deixar sua planta mais bonita

Curta Flores de Lulu no FacebookSiga o @FloresdeLulu no TwitterMande críticas e sugestões para floresdelulu@gmail.com

Por Lucia Damico
Atualização:

A primeira coisa que pensamos quando queremos plantar algo é: qual o vaso certo?

PUBLICIDADE

Especialista no assunto, Jorge Antônio da Fonseca, jornalista que atua no setor há 38 anos, dá algumas dicas importantes na hora de comprar o vaso ideal para sua planta.

Vasos de fibra de Coco - Usado para samambaias, renda portuguesa e orquídeas, além de plantas de clima tropical e que requerem mais umidade. Este tipo de vaso é o substituto do xaxim (espécie está ameaçada de extinção e sua extração foi proibida em todo o Brasil). O ideal antes do uso é deixa-lo dentro d'água por cerca de 15 dias. A fibra de coco contém potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo. A adubação para este tipo de vaso deve ser a torta de mamona ou outro tipo de adubo, como o esterco. O ideal é mantê-lo sempre úmido.

Vasos plásticos - São mais práticos e não precisam de limpeza periódica. Para as pessoas que adoram plantas, mas têm muito tempo para cuidar delas, é o mais indicado. Este tipo de vaso pode receber a maioria das espécies, exceto aquelas em que as raízes se desenvolvem mais rapidamente. Ideal para plantas de pequeno porte, sem necessidade de transferências para vasos maiores.

Vasos de barro ou cimento - Esteticamente mais bonitos, eles mantêm a umidade da planta, fazendo com que elas transpirem mais facilmente. Existe uma grande variedade nos formatos. Eles podem ser utilizados para qualquer espécie de planta. O ideal é manter sempre limpo, porque a umidade por ajudar no crescimento de musgos. Alguns modelos têm furos, ideais para o cultivo de orquídeas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.