Foto do(a) blog

Reflexões ambientais

Barack Obama anuncia força tarefa presidencial contra o tráfico de animais... Já no Brasil

PUBLICIDADE

Por Dener Giovanini
Atualização:

A Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas da Flora e Fauna Selvagens, Cites, elogiou a Ordem Executiva sobre combate ao tráfico de animais desse tipo. O documento foi emitido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

PUBLICIDADE

A decisão estabelece uma força tarefa presidencial sobre tráfico de espécies selvagens. Para a Cites, a ordem "envia uma mensagem poderosa", nacional e internacional, sobre a necessidade de tratar esses crimes seriamente, como já é feito com o tráfico de armas e de drogas.

Tigres e Elefantes

Segundo a Cites, a ordem executiva destaca que a proteção de elefantes, rinocerontes, macacos, tigres, tubarões, atum e tartarugas é importante e traz benefícios econômicos e ambientais para todas as nações.

A proteção da vida selvagem também ganha destaque em Xangai, na China, com uma exposição das Nações Unidas em estações de metrô da cidade.

Publicidade

Conscientização

Os anúncios trazem imagens de espécies ameaçadas e a meta é conscientizar milhões de passageiros sobre os danos causados pela demanda de produtos feitos com marfim ilegal, por exemplo.

O Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, destaca que muitos consumidores asiáticos não estão cientes de que itens produzidos com marfim ou chifre de rinoceronte têm um preço caro para as espécies.

A demanda por marfim ilegal continua alta na Ásia, em especial na China, o que tem aumentado o assassinato de elefantes na África. Dados da Cites mostram que 17 mil elefantes foram mortos ilegalmente em 2011.

A rede de metrô de Xangai é uma das mais movimentadas do mundo, por onde passaram 2,3 bilhões de pessoas no ano passado.

Publicidade

Para ler a matéria da Rádio ONU,

CLIQUE AQUI

.  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.