Assim começa a nossa história

De como a família caiu na estrada e por onde este blog pretende te levar

PUBLICIDADE

Por Carol Da Riva
Atualização:

"Caminante, no hay caminho, se hace caminho al andar" António Machado, poeta sevilhano

PUBLICIDADE

Eu caí na estrada em 1997 para um ano sabático na Ásia. Queria mudar de vida:  parar de advogar, viajar pelo mundo e escrever sobre isso. Nessa odisseia conheci a Carol. Ela tinha vinte anos, mochilava pela Indonésia e acabara de comprar uma câmera profissional. Eu tinha 26. Juntamos os trapos, sonhos e começamos a trabalhar juntos, publicando matérias de viagem. Foi o começo de um soltar a voz nas estradas, do qual já não podíamos parar. E pouco importava aonde íamos chegar. O que nos interessava era viver intensamente o presente, focados no caminho do meio, agradecendo a cada novo dia, a dádiva de viajar.

Achei que nossa jornada chegara ao fim em 2004, quando a Carol ficou grávida do Tiago. Mas assim que o menino nasceu mudamos de ideia: "Se o guri pintou é porque quer entrar na barca". Colocamos o miúdo na mochila e seguimos em frente.

Hoje, aos 8 anos, Tiago já esteve em 20 países dos cinco continentes e fala 4 línguas. A caçula da trupe, Luisa, nasceu em Bali em 2011, mas só na barriga da mãe visitou onze nações. Aos 4 meses, estreou no Mianmar. O aniversário de um ano foi nas Filipinas.

Viajar com a família mudou a nossa perspectiva da vida. Criança não é âncora, é vela, é alegria e companhia. É viajar vivendo um eterno romance incondicional da vida. É deleitar-se com o brilho de seus olhos a cada descoberta que fazem com a beleza da diversidade humana e natural desse lindo planeta. E quanto mais remoto for o lugar, e mais tradicional for a cultura do povo, mais nos sentimos pilhados a chegar lá.

Publicidade

Nesse Blog, pretendemos compartilhar o nosso olhar e sentir dessas viagens. Trazer à tona: dicas, percalços, inspirações, diálogos, entrevistas e conexões. Tudo que possa encorajar outras famílias a se jogar na estrada, seja qual for o caminho, seja qual for o destino. Afinal, como diria o poeta "se faz caminho ao andar". Será um prazer tê-lo conosco.

Templo das águas em Ubud, Bali Foto: Estadão

Quem Somos:

O Pai: Edu Petta, 42, paulistano, formou-se em direito pela USP em 1994, pendurou o diploma na parede, e foi fazer o que ama: viajar, escrever e surfar nas melhores ondas do planeta.

A Mãe: Carol Da Riva, 36, paulistana, já fotografou em mais de 40 países. Colabora com revistas como a National Geographic Brasil, Viagem e Turismo, Eurobike e Horizonte Geográfico entre outras.

O Filho: Tiago, 8, ubatubense, é fotógrafo-mirim e artista. Ajuda a carregar as malas, a cuidar da mana e quando não está viajando, estuda na escola mais verde do mundo, a Green School (ainda falaremos dela), em Bali.

Publicidade

A Filha: Luisa, 1, depois de visitar 11 países em sua gestação, "escolheu Bali para nascer". Aos 4 meses estreou do lado de fora da barriga no Mianmar. Apaixonada pelo irmão, água e música, por onde passa distribui sorrisos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.