PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Porque nosso planeta é um só

Agosto bate recorde de temperatura e é o 11º mês consecutivo mais quente

É o agosto mais quente dos últimos 136 anos, seguindo uma tendência que vem se repetindo desde outubro de 2015, como um sinal inequívoco do aquecimento global. A temperatura média da Terra foi 0,98°C mais quente que o período de base

Por Giovana Girardi
Atualização:

Parece até notícia velha. Mas aconteceu de novo. E vai continuar acontecendo enquanto o mundo não conseguir conter suas emissões de gases de efeito estufa. Pelo 11.º mês consecutivo, o planeta bateu recordes históricos de calor no mês de agosto, segundo divulgou nesta quarta-feira (14) a agência especial americana (Nasa).

Gráfico da Nasa mostra evolução da temperatura no mês desde 1880 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

É o agosto mais quente dos últimos 136 anos, seguindo uma tendência que vem se repetindo mês a mês, ano a ano, como um sinal inequívoco do aquecimento global.

Em relação ao período base (valor médio entre 1951 e 1980), a temperatura média da Terra foi 0,98°C mais quente. Foi ainda 0,16°C mais alta que o agosto mais quente registrado até então, o de 2014.

Com isso, desde outubro de 2015 que a temperatura vem quebrando recordes sucessivos no monitoramento que começou a ser feito em 1880. Mantendo o ritmo pelos próximos meses, 2016 deverá ser o novo ano mais quente da história, superando 2015, que, por sua vez, bateu 2014.

"Ressaltamos que as tendências de longo prazo são as mais importantes para a compreensão das mudanças em curso que estão afetando nosso planeta", comentou Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.