Microplástico

Microplástico

Alessandra Luglio

03 Março 2018 | 11h00

O plástico é um dos maiores poluentes do nosso Planeta, já que é um produto de uso cotidiano muito comum em todo o Mundo e demora séculos para se decompor. Utilizar sacolas retornáveis ou biodegradáveis, evitar canudos nas bebidas, reciclar recipientes plásticos, entre outras, são ações que amenizam seus efeitos devastadores, porém, há um grande perigo que foge aos olhos e ele se chama microplástico.

O microplástico, como o nome já diz, são micropartículas de plástico que estão sendo encontradas em diversas localidades, prejudicando o ecossistema e a nossa saúde.

Pesquisas apontam uma grande quantidade de microplástico nos oceanos, prejudicando a vida marinha, no ar e também na água potável, essa mesmo, que bebemos e usamos para cozinhar.

Os cientistas ainda não sabem mensurar todos os malefícios que essa substância pode representar para nossa saúde, porém é um assunto que tem chamado cada vez mais atenção. Algumas linhas sugerem que eles podem interferir no funcionamento hormonal, neurológico, imunológico e reprodutivo.

Esse microplástico pode ser proveniente de embalagens plásticas, canudos e outros objetos óbvios para nós, mas você pode se surpreender aonde mais ele é encontrado e como chega ao ar e à água.

Ele está presente nos pneus e, ao andar com o carro, vai sendo liberado na atmosfera e poluindo os ares.

Também está presente em tintas plásticas e, quando lavamos os pincéis na torneira, cai na nossa rede hídrica.

Os tecidos sintéticos também carregam essas pequenas partículas, que vão se soltando aos poucos e contribuem para esse tipo de poluição.

Escovas de dentes tradicionais, quando não descartadas de forma correta, também liberam o microplástico.

Todas essas informações nos levam a repensar nossos hábitos de consumo. Precisamos de tantas roupas? Não podemos andar mais de carona ou transporte público? Aquele canudinho, vai fazer diferença na minha bebida? Que tal usar uma garrafa d’água retornável? E assim por diante.

Esse é apenas mais um ponto que contribui para a poluição do nosso planeta e, se não nos conscientizarmos logo e mudarmos pequenas ações do dia a dia, pode ser que, muito em breve, não haja mais planeta ou humanos para nos preocuparmos!

Fontes:

https://www.cbsnews.com/news/microplastics-arctic-circle-ocean-pollution-plastic-waste-around-the-world/

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2017/09/1916146-ha-microplasticos-na-agua-da-torneira-de-todo-o-mundo-inclusive-no-brasil.shtml

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1267-microplasticos-um-dos-principais-poluentes-dos-oceanos.html

http://www.dw.com/pt-br/microplástico-poluição-invis%C3%ADvel-que-ameaça-oceanos/a-37710330